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Gestão de Empresas e de Projectos (2 º Sem Ano Lectivo 2024)

LEET

Programa

Gestão de Empresas e de Projectos

Licenciatura ISUTC em Licenciatura em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações

Programa


OBJECTIVOS OPERACIONAIS – 1ª etapa: Gestão de Empresas – 2,5 Semanas Lectivas. Após a frequência da Disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
• Compreender os fundamentos básicos das organizações, suas características e importância;
• Conhecer os conceitos, teorias e evolução histórica da gestão;
• Conhecer as funções de gestão numa organização;
• Identificar os modelos de administração estratégica empresarial;
• Conhecer os tipos de estratégia empresarial;
• Reconhecer a postura de uma organização face ao seu meio envolvente.


OBJECTIVOS OPERACIONAIS – 2ª etapa: Gestão de Projectos – 12,5 Semanas Lectivas.

Após a frequência da Disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

• Conhecer um conjunto de técnicas inerentes à gestão de projectos;
• Conhecer a importância da Gestão de Projectos;
• Estabelecer um melhor relacionamento com todos os stakeholders do projecto;
• Identificar e administrar todas as fases do projecto;
• Ter noção e orientação da tarefa para objectivos com mensuração de resultados em projectos;
• Estabelecer sinergias com os vários actores do projecto;
• Definir prioridades na gestão e tomada de decisões e assunção de riscos em projectos.





PRINCIPAIS CONTEÚDOS.


Fundamentos básicos………………………………………………………………..……………………………4 aulas
• Organização vs Empresa
o Conceptualização
o Características e Objectivos
o Classificação quanto ao: tamanho, estrutura, finalidade, regime jurídico etc

Introdução à Gestão de Organizações………………………………………………………………………….2 aulas
• O que é Gestão
• Importância da gestão nas organizações

Teorias de Gestão……………………………………………….………………………………………………….4 aulas
• As Teorias Clássicas e Neo-Clássicas
• A Teoria das Relações Humanas
• A Teoria das Contingência
• A Teoria dos Sistemas

Gestão de empresas……………………………………………………………………………………………….4 aulas
• Funções de gestão: planeamento, organização, direcção e controle
• Modelos de gestão estratégica empresarial
• Tipos de estratégia empresarial
• O ambiente das organizações
• A cadeia de valor. Actividades Principais e de Suporte



Introdução à Gestão de Projectos………………………………………………………………………………..4 aulas
• Conceitos básicos: projecto, programa e portfólio.
• Objectivos da Gestão de Projectos.
• Tipos e Características de Projectos.
• O ciclo de vida de um projecto versus ciclo de vida de um produto.
• Factores influenciadores do projecto.
• Múltiplos projectos, Múltiplos Chefes e Múltiplas Dores de Cabeça.
• O Planeamento e o Reporting para mais de um Chefe.

Gestão do Escopo do Projecto………………………….………………………………………………………10 aulas
• Fases do estudo de avaliação do projecto.
• Identificação do projecto.
• Formulação do projecto.
• Aspectos centrais no estudo do projecto.
• Sequencia do processo de avaliação.
• Tipos de avaliação de projectos.
• Critérios financeiros de avaliação de projectos.
• Conclusão sobre os cenários previsionais.
• Definição e colecta de requisitos.
• Estrutura Analítica do Projecto (EAP).
• Verificação e controle do escopo.

Projectos de Investimentos 4 Aulas
• O Conceito de investimento e projecto de investimento.
• Conceito de mega projecto e principais mega projectos em Moçambique.
• As fases de desenvolvimento do projecto de investimento.
• Tipos de projecto de investimento.

O Gestor e a Equipe do Projecto ….……..4 aulas
• O Gestor e Tarefas do Gestor de Projectos.
• O Planeamento e Recrutamento da Força de Trabalho.
• A equipe de trabalho.
• Ferramenta RACI

O Plano Global e a Calendarização do Projecto …..…..12 aulas
• Conceitos, Faseamento e Estimativas do Projecto.
• O Ciclo do Plano e Controle.
• O Plano de Procurement e o Concurso Público.
• Programação de Tarefas ( WBS – Work – breakdown structure).
• O Caminho Crítico.
• O Gráfico de Gantt – PERT/CPA/CPM..
• Recursos Internos Vs Recursos Externos.
• Metodologias ágeis (ex: Scrum, Kanban).


A Comunicação na Gestão de Projecto ……………6 aulas
• Considerações Gerais.
• O Reporting e Resultados como Ferramenta de Monitoria.
• Os vários meios de comunicação.
• A Incorporação do Pensamento dos Outros.
• A Escolha de um Software de Gestão ( Ms Project, Asana, Jira, Miro, etc).


Gestão de Riscos do Projecto…………………………………………………………………………..……. 6 aulas
• Identificação e análise de riscos.
• Planeamento de respostas aos riscos.
• Monitoria e controle de riscos.

Apresentação e defesa dos trabalhos de investigação…………………………………………...……… aulas